sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Dificuldades de Aprendizagem: algumas dicas para identificá-las


Segundo Trisotto, as crianças com dificuldades de aprendizagem, não têm uma inteligência inferior, elas podem demonstrar suas habilidades em muitas áreas.

O professor atento a esta questão, pode identificar essas potencialidades com atividades diferenciadas, mas infelizmente, muitas escolas não têm oferecido esta oportunidade a nossas crianças.

Trisotto apresenta em seu texto “Dificuldades de Aprendizagem: apontamentos para uma discussão”, algumas dicas para que os professores possam reconhecer alguns sintomas das principais alterações em áreas como: atenção, percepção visual, processamento da linguagem ou coordenação muscular.

O professor ao reconhecer alguns desses sintomas deve levar o fato ao conhecimento de toda equipe pedagógica da escola, para que assim, possam juntos determinar os encaminhamentos que serão dados a partir daí, como por exemplo, comunicar à família o que foi observado e sugerir a busca de ajuda profissional especializada.

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE SINTOMAS DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇAO HIPERATIVIDADE


Os déficits de atenção ocorrem com ou sem hiperatividade. Exitem também crianças que são primeiramente hiperativas e impulsivas e têm menos problemas de atenção. De acordo com o manual mais usado pelos profissionais para identificação do TDificuldades de AprendizagemH, seis ou mais sintomas de qualquer das listas a seguir sugerem a presença do transtorno:


Desatenção:
• com freqüência deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras;
• com freqüência, tem dificuldades em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
• com freqüência parece não escutar, quando lhe dirigem a palavra;
• com freqüência, não segue instruções e não termina os deveres escolares e tarefas domésticas;
• com freqüência tem dificuldades para organizar tarefas e atividades;
• com freqüência, reluta em envolver-se em tarefas ou atividades ou evita-as (por exemplo tarefas escolar ou deveres de casa);
• com freqüência, perde coisas (como brinquedos, tarefas de casa, livros, lápis);
• distrai-se facilmente com visões e sons irrelevantes;
• com freqüência, apresenta esquecimento em tarefas diárias;

Hiperatividade e Impulsividade:
• com freqüência, retorce as mãos e os pés, remexendo-se na cadeira;
• com freqüência, deixa a cadeira na sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado (como mesa de jantar);
• corre e sob demasiadamente nos objetos em situações nas quais isso é impróprio;
• tem grande dificuldade em brincar em silêncio;
• com freqüência, está “ a mil” ou age como se “impulsionada por um motor”;
• fala excessivamente;
• com freqüência, dá respostas precipitadas antes de as questões terem sido completadas;
• com freqüência, tem dificuldade de esperar sua vez;
• com freqüência, interrompe ou intromete-se nos assuntos de outros (intromete-se em conversas e brincadeiras).

Adaptado de Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4ª ed. 1994. Washington, DC. American psychiatric Association.
Fonte: SMITH & STRICK, 2001, p. 39.

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE SINTOMAS PARA DEFICIÊNCIA DA PERCEPÇÃO VISUAL


É normal que as crianças exibam alguns dos sintomas desta lista. Uma Da pode ser possível, se muitos desses comportamentos estiverem presentes e se persistirem além da idade na qual esses erros são típicos:

Escrita:
• antipatiza com a escrita e evita aprende-la;
• atrasos na aprendizagem da escrita;
• os trabalhos escolares são sujos e incompletos; muitas rasuras e apagamentos;
• dificuldade para recordar as formas das letras e dos números;
• freqüentes inversões de letras e números;
• espaçamento desigual entre letras e números;
• omissão de letras das palavras e de palavras das sentenças;
• cópia imprecisa;
• fraca ortografia (escreve foneticamente);
• não consegue localizar erros no seu próprio trabalho;
• dificuldade em preparar esboços gerais e organizar o trabalho escrito.

Leitura:
• confunde letras de aparência similar (b e d, p e q);
• dificuldade para reconhecer e recordar palavras que vê (mas pode pronunciá-las foneticamente);
• com freqüência, perde-se durante a leitura;
• confunde palavras de aparência similar (preto e perto);
• inverte palavras (lê mala por lama);
• tem problemas para encontrar letras em palavras ou palavras em sentenças;
• fraca memória para palavra impressa 9também para seqüência de números, diagramas, ilustrações, etc.);
• fraca compreensão das idéias principais e dos temas;
• dificuldade com conceitos matemáticos de nível superior.

Matemática:
• fraco alinhamento de problemas resulta em erros de cálculo;
• dificuldade para memorização de fatos da matemática, tabelas de multiplicação, fórmulas e equações;
• problemas para interpretar gráficos, diagramas e tabelas.

Problemas relacionados:
• confunde esquerda e direita;
• tem dificuldades para estimar a hora, para ser pontual;
• fraco senso de direção, demora para aprender o caminho correto em local novo;
• dificuldade para julgar velocidade e distância (interfere em muitos jogos; pode ser um problema ao dirigir um veículo);
• tem dificuldade para “chegar ao ponto”; perde-se em detalhes;
• não capta o humor e os sentimentos de outras pessoas (freqüentemente, acaba dizendo as coisas erradas no momento errado);
• fraco planejamento e habilidade de organização;
• freqüentemente perde as coisas; não consegue localizar objetos “bem à sua frente”;
• antipatia por quebra-cabeças, labirintos ou outras atividades com um forte elemento visual;
• dificuldade para perceber estratégias que garantam o sucesso em jogos (pode não compreender o objetivo).

Fonte: Dificuldades de Aprendizagem de A a Z, SMITH e STRICH, 2001, p.43

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE SINTOMAS PARA DEFICIÊNCIA DE PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM

É normal as crianças exibirem alguns comportamentos desta lista. Contudo, um padrão persistente de muitos desses pode indicar uma dificuldade de aprendizagem.

Compreensão da fala e da linguagem:
• atraso para aprender a falar;
• não modula o tom de voz apropriadamente; fala em tom monótono ou muito alto;
• tem problemas para citar nomes de objetos e pessoas;
• utiliza uma linguagem vaga e imprecisa; possui um vocabulário pequeno;
• a fala é lenta ou sofre interrupções, usa mecanismos de “adiamento” verbal (“ah”, “hmm”, “você sabe”, “né”);
• usa uma gramática pobre;
• com freqüência pronuncia mal as palavras;
• confunde palavras com sons similares (como “frustrar” e “flutuar”, pode produzir híbridos, como “flustrar”);
• com freqüência, usa gestos com as mãos ou a linguagem corporal para ajudar a transmitir a mensagem;
• evita falar (especialmente na frente de estranhos, figuras representativas de autoridade ou grupos);
• é insensível a rimas;
• demonstra pouco interesse por livros ou histórias;
• não responde apropriadamente a questões (responde “segunda-feira” , quando lhe perguntam “Onde você estudou?”);
• com freqüência, não compreende ou não recorda instruções.

Leitura
• atrasos significativos para aprender a ler;
• dificuldade na citação de nomes e letras;
• problemas para associar letras e sons, discriminar os sons nas palavras, mesclar sons para formar palavras;
• dificuldade para analisar seqüências de sons; erros freqüentes de seqüência (como ler “sabe” como “base”);
• tenta “adivinhar” palavras estranhas, ao invés de usar habilidades de análise da palavra;
• lê muito lentamente, a leitura oral deteriora-se após algumas sentenças (devido ao declínio na capacidade para recuperar rapidamente sons na memória);
• a compreensão para o que está sendo lido é consistentemente fraca ou deteriora-se quando as sentenças se tornam mais longas e mais complexas;
• fraca retenção de novas palavras no vocabulário;
• antipatiza com leitura, evitando-a.

Escrita:
• as tarefas escritas são curtas e incompletas, freqüentemente, caracterizadas por sentenças breves, vocabulário limitado;
• persistem problemas com a gramática;
• erros bizarros de ortografia (não fonéticos); o estudante pode ser incapaz de decifrar a própria escrita;
• idéias nas tarefas escritas são mal-organizadas, não-ligicamente apresentadas;
• pouco desenvolvimento do tema; os estudantes estão mais propensos a escrever listas rápidas de pontos ou eventos do que oferecer detalhes ou desenvolver idéias, personagens ou trama;
• em testes é mais bem-sucedido em testes de múltipla escolha do que em ensaios ou preenchimento de espaços em branco.

Matemática:
• resposta lenta durante exercícios de matemática devido a problemas com recuperação de números da memória;
• dificuldade com problemas por extenso devido à fraca compreensão da linguagem;
• problemas com matemática de nível superior, devido a dificuldade com analise e raciocínio lógico.

Problemas relacionados:
• “faz uma salada” de mensagens telefônicas, entende mal o que é ouvido no rádio ou na TV;
• dificuldade com raciocínio verbal; pode entender todas as palavras no provérbio “Pedra que rola não cria limo”, mas ser incapaz de explicar o que isso significa; pode considerar difícil extrair conclusões lógicas;
• problemas para entender trocadilhos e piadas; pode não detectar gozações;
• dificuldade para fazer comparações e classificar objetos e idéias;
• dificuldade para recordar informações ou produzir fatos ou idéias, quando solicitado;
• dificuldade para apresentar uma história ou instrução em uma ordem lógica;
• tipos de problemas encontradas na aprendizagem da língua materna tendem a ser repetidos ao estudar uma língua estrangeira;
• dificuldade para iniciar ou manter uma conversa.

Fonte:Dificuldades de Aprendizagem de A a Z, SMITH e STRICH, 2001 p.49-50

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE SINTOMAS PARA DEFICIENCIA MOTORA FINA
Não raro, as crianças pequenas exibem muitos comportamentos desta lista. Porém, se os sintomas persistem ao longo das séries escolares, uma deficiência pode ser responsável:

Em casa:
• parece desajeitado e atrapalhado; com freqüência, deixa cair ou derramar as coisas, derruba os objetos;
• tem dificuldades para pegar e usar pequenos objetos, como peças de quebra-cabeças ou blocos de construções;
• tem problemas com botões, presilhas e zíperes ao vestir-se; considera muito difícil atar os sapatos;
• não tem sucesso com jogos e atividades que envolvem habilidades das mãos (“cama de gato”, lições de piano, basquete);
• apresenta fraca capacidade para colorir; não consegue manter-se dentro dos contornos do desenho;
• trabalhos de arte parecem imaturos para a idade (desenhos criados a partir da imaginação geralmente são melhores que esforços para copiar desenhos);
• dificuldade com o uso de tesouras;
• desajeitado ao segurar o lápis (pode segurá-lo de modo muito apertado ou muito frouxo);
• atrasos para aprender a escrever; a escrita é grande e imatura, as letras e os números são malformados;
• pode estar atrasado na aprendizagem da fala ou ter problemas de articulação.

Na escola:
• fraca caligrafia (desleixado, ilegível, pouco espaçamento, tamanho irregular das letras, nenhum estilo consistente, escapamento das linhas no papel);
• os papeis são descuidados (rasgados e amassados, com muitas rasuras, manchas e apagamentos incompletos);
• lentidão acentuada, esforço excepcional e frustração notados durante as tarefas escritas;
• antipatiza com atividades de escrever ou desenhar, evitando-as;
• os esforços de escrita são curtos e, com freqüência, incompletos;
• o conteúdo/estilo das tarefas escritas é fraco (seu foco primário está sobre a obtenção de legibilidade);
• os erros de cálculo são comuns, devido a numerais ilegíveis, amontoados e pouco alinhados;
• em casos graves, dificuldades para aprender habilidades com o teclado.

Fonte:Dificuldades de Aprendizagem de A a Z, SMITH e STRICH, 2001 p.59


TRISOTTO, Rejane Maria de Almeida. “Dificuldades de Aprendizagem: apontamentos para uma discussão”. Disponível online in: http://64.233.163.132/search?q=cache:SREDRXSKz6YJ:www.isal.com.br/site/script/_artmono/srcdownload.asp%3Farquivo%3DArtigo%2520Professora%2520Rejane%2520-%2520DA.doc+dificuldades+de+aprendizagem+apontamentos+para+uma+discussao&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk, acessado em 26 de outubro de 2009.

Dificuldades de Aprendizagem: algumas dicas para identificá-las

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Segundo Trisotto, as crianças com dificuldades de aprendizagem, não têm uma inteligência inferior, elas podem demonstrar suas habilidades em muitas áreas.

O professor atento a esta questão, pode identificar essas potencialidades com atividades diferenciadas, mas infelizmente, muitas escolas não têm oferecido esta oportunidade a nossas crianças.

Trisotto apresenta em seu texto “Dificuldades de Aprendizagem: apontamentos para uma discussão”, algumas dicas para que os professores possam reconhecer alguns sintomas das principais alterações em áreas como: atenção, percepção visual, processamento da linguagem ou coordenação muscular.

O professor ao reconhecer alguns desses sintomas deve levar o fato ao conhecimento de toda equipe pedagógica da escola, para que assim, possam juntos determinar os encaminhamentos que serão dados a partir daí, como por exemplo, comunicar à família o que foi observado e sugerir a busca de ajuda profissional especializada.

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE SINTOMAS DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇAO HIPERATIVIDADE


Os déficits de atenção ocorrem com ou sem hiperatividade. Exitem também crianças que são primeiramente hiperativas e impulsivas e têm menos problemas de atenção. De acordo com o manual mais usado pelos profissionais para identificação do TDificuldades de AprendizagemH, seis ou mais sintomas de qualquer das listas a seguir sugerem a presença do transtorno:


Desatenção:
• com freqüência deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras;
• com freqüência, tem dificuldades em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
• com freqüência parece não escutar, quando lhe dirigem a palavra;
• com freqüência, não segue instruções e não termina os deveres escolares e tarefas domésticas;
• com freqüência tem dificuldades para organizar tarefas e atividades;
• com freqüência, reluta em envolver-se em tarefas ou atividades ou evita-as (por exemplo tarefas escolar ou deveres de casa);
• com freqüência, perde coisas (como brinquedos, tarefas de casa, livros, lápis);
• distrai-se facilmente com visões e sons irrelevantes;
• com freqüência, apresenta esquecimento em tarefas diárias;

Hiperatividade e Impulsividade:
• com freqüência, retorce as mãos e os pés, remexendo-se na cadeira;
• com freqüência, deixa a cadeira na sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado (como mesa de jantar);
• corre e sob demasiadamente nos objetos em situações nas quais isso é impróprio;
• tem grande dificuldade em brincar em silêncio;
• com freqüência, está “ a mil” ou age como se “impulsionada por um motor”;
• fala excessivamente;
• com freqüência, dá respostas precipitadas antes de as questões terem sido completadas;
• com freqüência, tem dificuldade de esperar sua vez;
• com freqüência, interrompe ou intromete-se nos assuntos de outros (intromete-se em conversas e brincadeiras).

Adaptado de Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4ª ed. 1994. Washington, DC. American psychiatric Association.
Fonte: SMITH & STRICK, 2001, p. 39.

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE SINTOMAS PARA DEFICIÊNCIA DA PERCEPÇÃO VISUAL


É normal que as crianças exibam alguns dos sintomas desta lista. Uma Da pode ser possível, se muitos desses comportamentos estiverem presentes e se persistirem além da idade na qual esses erros são típicos:

Escrita:
• antipatiza com a escrita e evita aprende-la;
• atrasos na aprendizagem da escrita;
• os trabalhos escolares são sujos e incompletos; muitas rasuras e apagamentos;
• dificuldade para recordar as formas das letras e dos números;
• freqüentes inversões de letras e números;
• espaçamento desigual entre letras e números;
• omissão de letras das palavras e de palavras das sentenças;
• cópia imprecisa;
• fraca ortografia (escreve foneticamente);
• não consegue localizar erros no seu próprio trabalho;
• dificuldade em preparar esboços gerais e organizar o trabalho escrito.

Leitura:
• confunde letras de aparência similar (b e d, p e q);
• dificuldade para reconhecer e recordar palavras que vê (mas pode pronunciá-las foneticamente);
• com freqüência, perde-se durante a leitura;
• confunde palavras de aparência similar (preto e perto);
• inverte palavras (lê mala por lama);
• tem problemas para encontrar letras em palavras ou palavras em sentenças;
• fraca memória para palavra impressa 9também para seqüência de números, diagramas, ilustrações, etc.);
• fraca compreensão das idéias principais e dos temas;
• dificuldade com conceitos matemáticos de nível superior.

Matemática:
• fraco alinhamento de problemas resulta em erros de cálculo;
• dificuldade para memorização de fatos da matemática, tabelas de multiplicação, fórmulas e equações;
• problemas para interpretar gráficos, diagramas e tabelas.

Problemas relacionados:
• confunde esquerda e direita;
• tem dificuldades para estimar a hora, para ser pontual;
• fraco senso de direção, demora para aprender o caminho correto em local novo;
• dificuldade para julgar velocidade e distância (interfere em muitos jogos; pode ser um problema ao dirigir um veículo);
• tem dificuldade para “chegar ao ponto”; perde-se em detalhes;
• não capta o humor e os sentimentos de outras pessoas (freqüentemente, acaba dizendo as coisas erradas no momento errado);
• fraco planejamento e habilidade de organização;
• freqüentemente perde as coisas; não consegue localizar objetos “bem à sua frente”;
• antipatia por quebra-cabeças, labirintos ou outras atividades com um forte elemento visual;
• dificuldade para perceber estratégias que garantam o sucesso em jogos (pode não compreender o objetivo).

Fonte: Dificuldades de Aprendizagem de A a Z, SMITH e STRICH, 2001, p.43

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE SINTOMAS PARA DEFICIÊNCIA DE PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM

É normal as crianças exibirem alguns comportamentos desta lista. Contudo, um padrão persistente de muitos desses pode indicar uma dificuldade de aprendizagem.

Compreensão da fala e da linguagem:
• atraso para aprender a falar;
• não modula o tom de voz apropriadamente; fala em tom monótono ou muito alto;
• tem problemas para citar nomes de objetos e pessoas;
• utiliza uma linguagem vaga e imprecisa; possui um vocabulário pequeno;
• a fala é lenta ou sofre interrupções, usa mecanismos de “adiamento” verbal (“ah”, “hmm”, “você sabe”, “né”);
• usa uma gramática pobre;
• com freqüência pronuncia mal as palavras;
• confunde palavras com sons similares (como “frustrar” e “flutuar”, pode produzir híbridos, como “flustrar”);
• com freqüência, usa gestos com as mãos ou a linguagem corporal para ajudar a transmitir a mensagem;
• evita falar (especialmente na frente de estranhos, figuras representativas de autoridade ou grupos);
• é insensível a rimas;
• demonstra pouco interesse por livros ou histórias;
• não responde apropriadamente a questões (responde “segunda-feira” , quando lhe perguntam “Onde você estudou?”);
• com freqüência, não compreende ou não recorda instruções.

Leitura
• atrasos significativos para aprender a ler;
• dificuldade na citação de nomes e letras;
• problemas para associar letras e sons, discriminar os sons nas palavras, mesclar sons para formar palavras;
• dificuldade para analisar seqüências de sons; erros freqüentes de seqüência (como ler “sabe” como “base”);
• tenta “adivinhar” palavras estranhas, ao invés de usar habilidades de análise da palavra;
• lê muito lentamente, a leitura oral deteriora-se após algumas sentenças (devido ao declínio na capacidade para recuperar rapidamente sons na memória);
• a compreensão para o que está sendo lido é consistentemente fraca ou deteriora-se quando as sentenças se tornam mais longas e mais complexas;
• fraca retenção de novas palavras no vocabulário;
• antipatiza com leitura, evitando-a.

Escrita:
• as tarefas escritas são curtas e incompletas, freqüentemente, caracterizadas por sentenças breves, vocabulário limitado;
• persistem problemas com a gramática;
• erros bizarros de ortografia (não fonéticos); o estudante pode ser incapaz de decifrar a própria escrita;
• idéias nas tarefas escritas são mal-organizadas, não-ligicamente apresentadas;
• pouco desenvolvimento do tema; os estudantes estão mais propensos a escrever listas rápidas de pontos ou eventos do que oferecer detalhes ou desenvolver idéias, personagens ou trama;
• em testes é mais bem-sucedido em testes de múltipla escolha do que em ensaios ou preenchimento de espaços em branco.

Matemática:
• resposta lenta durante exercícios de matemática devido a problemas com recuperação de números da memória;
• dificuldade com problemas por extenso devido à fraca compreensão da linguagem;
• problemas com matemática de nível superior, devido a dificuldade com analise e raciocínio lógico.

Problemas relacionados:
• “faz uma salada” de mensagens telefônicas, entende mal o que é ouvido no rádio ou na TV;
• dificuldade com raciocínio verbal; pode entender todas as palavras no provérbio “Pedra que rola não cria limo”, mas ser incapaz de explicar o que isso significa; pode considerar difícil extrair conclusões lógicas;
• problemas para entender trocadilhos e piadas; pode não detectar gozações;
• dificuldade para fazer comparações e classificar objetos e idéias;
• dificuldade para recordar informações ou produzir fatos ou idéias, quando solicitado;
• dificuldade para apresentar uma história ou instrução em uma ordem lógica;
• tipos de problemas encontradas na aprendizagem da língua materna tendem a ser repetidos ao estudar uma língua estrangeira;
• dificuldade para iniciar ou manter uma conversa.

Fonte:Dificuldades de Aprendizagem de A a Z, SMITH e STRICH, 2001 p.49-50

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE SINTOMAS PARA DEFICIENCIA MOTORA FINA
Não raro, as crianças pequenas exibem muitos comportamentos desta lista. Porém, se os sintomas persistem ao longo das séries escolares, uma deficiência pode ser responsável:

Em casa:
• parece desajeitado e atrapalhado; com freqüência, deixa cair ou derramar as coisas, derruba os objetos;
• tem dificuldades para pegar e usar pequenos objetos, como peças de quebra-cabeças ou blocos de construções;
• tem problemas com botões, presilhas e zíperes ao vestir-se; considera muito difícil atar os sapatos;
• não tem sucesso com jogos e atividades que envolvem habilidades das mãos (“cama de gato”, lições de piano, basquete);
• apresenta fraca capacidade para colorir; não consegue manter-se dentro dos contornos do desenho;
• trabalhos de arte parecem imaturos para a idade (desenhos criados a partir da imaginação geralmente são melhores que esforços para copiar desenhos);
• dificuldade com o uso de tesouras;
• desajeitado ao segurar o lápis (pode segurá-lo de modo muito apertado ou muito frouxo);
• atrasos para aprender a escrever; a escrita é grande e imatura, as letras e os números são malformados;
• pode estar atrasado na aprendizagem da fala ou ter problemas de articulação.

Na escola:
• fraca caligrafia (desleixado, ilegível, pouco espaçamento, tamanho irregular das letras, nenhum estilo consistente, escapamento das linhas no papel);
• os papeis são descuidados (rasgados e amassados, com muitas rasuras, manchas e apagamentos incompletos);
• lentidão acentuada, esforço excepcional e frustração notados durante as tarefas escritas;
• antipatiza com atividades de escrever ou desenhar, evitando-as;
• os esforços de escrita são curtos e, com freqüência, incompletos;
• o conteúdo/estilo das tarefas escritas é fraco (seu foco primário está sobre a obtenção de legibilidade);
• os erros de cálculo são comuns, devido a numerais ilegíveis, amontoados e pouco alinhados;
• em casos graves, dificuldades para aprender habilidades com o teclado.

Fonte:Dificuldades de Aprendizagem de A a Z, SMITH e STRICH, 2001 p.59


TRISOTTO, Rejane Maria de Almeida. “Dificuldades de Aprendizagem: apontamentos para uma discussão”. Disponível online in: http://64.233.163.132/search?q=cache:SREDRXSKz6YJ:www.isal.com.br/site/script/_artmono/srcdownload.asp%3Farquivo%3DArtigo%2520Professora%2520Rejane%2520-%2520DA.doc+dificuldades+de+aprendizagem+apontamentos+para+uma+discussao&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk, acessado em 26 de outubro de 2009.